Lima

Criativa

Marca, Logo (..)

Marca, Logotipo, Logo, Identidade Visual?

Muitas vezes as pessoas confundem os termos ou ficam em dúvida.

A Marca é a alma da empresa, é a percepção que as pessoas têm dela. Ela abrange a promessa que a empresa faz aos seus clientes, os valores que representa e a experiência que oferece. A marca é uma narrativa, uma história que se desenrola por meio de todas as interações e pontos de contato com o público.

Já o Logotipo é apenas um dos elementos visuais que compõem essa narrativa. É a representação gráfica da marca, um símbolo ou palavra que a identifica de forma visual. O logotipo é importante, mas não é a marca em si. Ele é uma parte visível do iceberg, enquanto a marca é o iceberg completo, incluindo o que está abaixo da superfície. E “logo”’ é como um atalho na linguagem, um jeito rápido e informal de se referir ao logotipo de uma empresa, aprendi que é prático e bem usado no mercado por quem não é designer, e está tudo bem.

E Identidade Visual é como a “assinatura visual” de uma marca. Pense na maçã icônica da Apple ou no logotipo arrojado da Nike – esses são exemplos de elementos que compõem a identidade visual. Além disso, a paleta de cores da Coca-Cola, que se concentra no vermelho e no branco, é outro exemplo. Esses elementos visuais não só tornam a marca facilmente reconhecível, mas também transmitem a personalidade da empresa. Eles são usados em todos os lugares, desde seu site e embalagens de produtos até anúncios publicitários, garantindo que a marca seja coesa e memorável. Portanto, a Identidade Visual é a maneira como a marca se apresenta visualmente ao mundo, criando uma conexão instantânea com seu público.

Itens como logotipo, paleta de cores, tipografia (letras), texturas e padrões, ícones e estilo de ilustrações e fotografia, são elementos que compõem uma identidade visual.